sexta-feira, 16 de abril de 2010
















O que é a linguagem?

A linguagem é uma forma de expressão que pode ser manifestada através de palavras, sinais, imagens, gestos, formas, fórmulas, entre outras.

Quais as suas funções?
A linguagem é usada para representar conceitos de comunicação, ideias, significados e pensamentos, ou até mesmo transmitir emoções. Embora os animais também se comuniquem, a linguagem propriamente dita pertence apenas ao homem.

Que tipos de linguagem existem?
Os elementos constitutivos da linguagem são, pois, gestos, sinais, sons, símbolos ou palavras.





Como se desenvolve a linguagem nas crianças (0 – 6 anos)?
Quando nascem, as crianças, apenas sabem emitir pequenos sons, como o choro, mas é através destes sons que transmitem à sua mãe se têm fome, sono, dor, fralda suja, birra, entre outras.
Com o passar do tempo, vão aprendendo pequenos vocábulos que, em conjunto com pequenos gestos, lhes servem de comunicação.
A fala linguística inicia-se geralmente no final do segundo ano, quando a criança pronuncia a mesma combinação de sons para se referir a uma pessoa, um objecto, um animal ou um acontecimento. Por exemplo, se a criança disser “bua” quando vir a água no biberão, no copo, na torneira, podemos afirmar que ela já está a falar por meio de palavras. Espera-se que aos 18 meses a criança já tenha um vocabulário de aproximadamente 50 palavras, no entanto ainda apresenta características da fala pré–linguística e não revela frustração se não for compreendida.
Na fase inicial da fala linguística a criança costuma dizer uma única palavra, atribuindo a ela no entanto o valor de frase. Por exemplo, diz “ua”, apontando para porta de casa, expressando um pensamento completo; “eu quero ir para a rua.” Essas palavras com valor de frases são chamadas holófrases.
A partir daqui acontece uma “explosão de nomes”, e o vocabulário cresce muito. Aos 2 anos espera – se que as crianças sejam capazes de utilizar um vocabulário de mais de cem palavras.

Sem comentários:

Enviar um comentário