sexta-feira, 16 de abril de 2010

A importância da Observação

A IMPORTÂNCIA DA OBSERVAÇÃO

Sertã, 7 de Julho de 2007


“ Observar é olhar com atenção para… é reparar em…”

1. Que tipo de dificuldades/problemas estão subjacentes ao papel do educador?

O educador ao observar a criança está também a ser observado por ela, logo isso vai dificultar a sua observação pois a criança sente-se observada e retrai-se, logo perde a espontaneidade. No entanto, o educador nem sempre tem tempo para enquadrar a observação nas actividades a que se propõe, baseando-se apenas nos comportamentos de grupo perante a actividade.
O que acontece muitas vezes também, é a observação ser direccionada a um quadro de referências previamente estabelecido o que vai direccionar a interpretação dos comportamentos observados. Como consequência de todos estes contratempos, o educador nem sempre consegue analisar concretamente a criança, o que o leva muitas vezes a subestimar e omitir as informações recolhidas perante os pais e colegas de profissão.

2. Em que espaços devemos observar e porquê?

Devemos observar a criança no seu dia-a-dia escolar e tanto quanto possível, no seio familiar.
Na escola devemos observar a criança em distintas situações, tais como: sala de aula, recreio, passeios escolares, hora de refeições, entradas e saídas da escola. Fora do contexto escolar, podemos junto dos pais tentar recolher as informações necessárias, para a compreensão do comportamento observado na escola.


3. De que forma o educador pode encontrar estratégias para intervir em situações específicas com determinadas crianças?

O educador pode induzir a criança a realizar tarefas/ jogos ou mesmo conversas para pode observar um comportamento específico. Nestas actividades o educador pode ter um papel activo ou de mero espectador.


4. O que podemos observar individualmente em cada criança?

Podemos observar individualmente em cada criança o que sabe fazer, o que já aprendeu, como reage e resolve os problemas que enfrenta. Podemos também comparar o estado habitual com o actual pois através do seu comportamento, humor e estado físico, por vezes, podem denunciar descuido ou até maus tratos. É por isso muito importante a observação individual pois podemos nos deparar com situações que indiquem a necessidade de atendimento rápido quer médico quer social.

Sem comentários:

Enviar um comentário